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Perguntas e Respostas

Projeto Escola Criativa e de Oportunidades

1. O que é o Subprojeto M.A.E. e qual é o seu principal objetivo?

O Subprojeto Mulheres Apoiando a Educação – M.A.E., vinculado ao Projeto Escola Criativa de Oportunidades –ECO, é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e tem como objetivo principal combater a infrequência, o abandono e a evasão escolar. Com isso, Unidades Escolares contam com o apoio e auxílio de mulheres, mães ou responsáveis legais de alunos da rede estadual, que ocupam o papel de agentes motivadoras, cujo compromisso é estimular o envolvimento da comunidade como um todo no processo educacional, buscando promover o fortalecimento dos vínculos dos alunos com a escola e com a equipe escolar.

2. Quais são as atribuições das mulheres bolsistas neste Subprojeto?

Nesse sentido as atribuições das mulheres bolsistas consistem em: apoiar a adoção de medidas preventivas relacionadas à prevenção da disseminação da COVID-19; dar suporte à direção e à equipe técnico-pedagógica no contato com as famílias dos alunos identificados em razão da infrequência; atuar junto aos assistentes sociais do projeto na realização de ações de busca ativa; entre outras ações relacionadas. Atualmente, contamos com mais de 5.000 mulheres atuando em cerca de 960 escolas da rede SEEDUC, nos 92 municípios do Estado.

3. Quando iniciou a atuação das Assistentes Sociais no Projeto?

No mês de abril, deu-se a inclusão de cerca de 1.200 assistentes sociais, responsáveis por supervisionar e mediar a capacitação desses agentes. Ressaltamos que esses profissionais vêm atuando na rede estadual de educação desde de abril de 2022 e já registraram cerca de 8 mil atendimentos aos alunos e respectivos familiares, até o presente momento. Tais atendimentos, em sua maioria, têm por finalidade a busca ativa, com ênfase no atendimento aos infrequentes. No entanto, os atendimentos também estão voltados aos alunos que apresentam risco de rompimento de vínculos com a escola, tanto motivados por situações relacionadas às diversas vulnerabilidades sociais, quanto aviolações de direitos.

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