Rio de Janeiro, RJ
contato@projetoeco.uerj.br

Escola que transforma

Projeto Escola Criativa e de Oportunidades

Logo Projeto ECO

O Programa Escola Que Transforma consiste na promoção de atividades relacionadas a cultura, arte, esporte, lazer, recreação e educação musical em unidades escolares estaduais situadas, prioritariamente, em locais de vulnerabilidade social, abrangendo a área territorial dos 92 municípios fluminenses.

Será realizado em 237 (duzentas e trinta e sete) unidades escolares estaduais distribuídas em todas as regiões fluminenses. Tem como público-alvo estudantes, pais e/ou responsáveis e comunidade do entorno.

Estão aptos a participação das atividades os alunos da unidade escolar (fundamental II e ensino médio), pais e responsáveis e comunidade do entorno. O critério para formação das turmas será por ordem de inscrição, nas atividades aos sábados e, no caso das turmas de educação musical durante a semana, será considerada a matricula na unidade escolar e assiduidade nas aulas, objetivando a busca ativa e a permanência dos mesmos na escola.

O Programa possui duas frentes de trabalho: 1- Educação musical com ênfase na prática instrumental – durante a semana; e 2- Atividades nos finais de semana, envolvendo as artes em geral (artesanato, coral, teatro, dança, capoeira) esporte, palestras e rodas de conversa aos finais de semana com a participação da comunidade escolar, inclusive os pais e responsáveis dos estudantes e comunidade do entorno. As atividades dos finais de semana, serão desenvolvidas das 9 às 17 horas nas escolas e contará, além das atividades programadas com serviço de alimentação para os participantes.

O trabalho com a educação musical com ênfase na prática instrumental é voltado para introduzir os estudantes na linguagem musical, teoria e prática em instrumento musical, buscando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e revitalização das bandas e fanfarras escolares. O repertório musical irá variar entre músicas eruditas e música popular brasileira.

As aulas administradas pelos instrutores de banda serão realizadas durante a semana, no contraturno escolar dos estudantes, sendo que os instrutores darão atendimento de no mínimo duas vezes na semana em cada escola. Cada instrutor será responsável por 3 (três) escolas. No ultimo sábado de cada mês, os alunos farão uma apresentação aos finais de semana, na unidade escolar e/ou outros eventos programados pela escola, mobilizando assim todos os atores da comunidade escolar.

Aos finais de semana o horário das atividades será das 9 às 16 horas aos sábados. Ao final das atividades, será prevista a participação das equipes em reuniões de planejamento e organização e limpeza escolar.

As atividades dos finais de semana, realizadas aos sábados, serão organizadas em forma de oficinas com carga horária de no mínimo 3 (três) horas, envolvendo estudantes, pais e/ou responsáveis, limitadas a 100(cem) participantes por final de semana, onde serão ofertadas oficinas de: Esportes (jogos, torneios e ginástica), Teatro, Danças(clássico e jazz), Danças Folclóricas, Hip-hop, Capoeira, Canto Popular, Coral, Artesanato, Artes Plásticas, e outras atividades propostas pelos instrutores e participantes. Também haverá rodas de conversas e palestras sobre garantia de direitos e outros temas que se demonstrarem necessários, ministradas pelas assistentes sociais